segunda-feira, 20 de junho de 2011

EXISTE IDADE CERTA PARA ENGRAVIDAR?


Sempre fui uma agenda eletrônica e um calendário ambulante. Quando eu tinha 20 anos de idade planejava casar e engravidar aos 22. Tudo foi mudando e se ajustando. Sou do time de mulher meio retardatária ou não. Aí, depende do ponto de vista. Casei depois dos 30, fiz duas faculdades, especialização e mestrado. Não é que tenha optado pela carreira profissional, mas a minha vida me levou a isso. Como qualquer mulher depois dos “INTA” sofri na pele a pressão para engravidar. Quer saber? É a maior chatice de todas. Por favor, cada um tem o seu tempo e o livre arbítrio de decidir primeiro se quer ter filhos e depois quando. Mas a sociedade acaba impondo isso. Tu entras nessa onda, sem nem mesmo saber se é a tua hora. Com a experiência que os anos te dão, tu consegues assimilar as cobranças e segue o teu rumo conforme as tuas convicções. É claro que tentar engravidar depois dos 35 anos de idade é mais difícil biologicamente. Mas sendo muito sincera, acho que não tem idade certa ou errada. Existe apenas uma regra: o Papai do Céu sabe o teu momento exato! E isso aconteceu comigo. Quando eu me entreguei de corpo e alma para a maternidade, ela veio muito rápida. Não é apenas parar com o método que você usa para não conceber um filho, e sim, permitir que a sua alma abrace esta ideia de verdade. Muitas mulheres alegam que a gente nunca vai estar preparada de fato para estas mudanças. Eu discordo! Estou preparadíssima aos 40 anos de idade. Tem gente que brinca: “Tava no limite...” Limite pra que e pra quem? A vida é muito sábia e penso em viver no mínimo mais 40 anos. Certamente vou acompanhar de perto minha filha Martina e educá-la da melhor forma possível. Por isso digo às mulheres que estão tentando engravidar e com medo do avanço da idade. Relaxem meninas! No momento de vocês, a benção divina chegará.
Sei que falar parece fácil e que na prática não é bem assim. Agora, o grande segredo é realmente entregar-se e pedir ao Papai do Céu para que te ilumine quando chegar a hora. Eu ainda tive a ajuda de um anjinho que rezou comigo e pediu uma menina para a Tia Patty. Incrivelmente, uma semana depois, eu começaria a gerar uma vida! Obrigada ao Papai do Céu e a Dinda do Coração da Martina por estarem com a gente nesta caminhada de luz e muita energia boa.



Um comentário:

Lisandra disse...

Lindo, Pati. Concordo que chega na hora certa. E quando a gente espera mais que o "normal/convencional" parece ter algo mais que o "normal/convencional". Estou aqui com minha filhinha completando 1 semana hoje! Maior felicidade nao existe. Aproveite a gravidez, passa muito rapido. beijo, Lisandra