segunda-feira, 27 de junho de 2011

OS TRÊS PRIMEIROS MESES DE GRAVIDEZ



Os três primeiros meses de gravidez são uma mescla de vários sentimentos e pensamentos. O mais alucinante deles é quando a tua menstruação não vem e tu ficas apreensiva até fazer o teste de farmácia ou exame de sangue para descobrir se estás ou não começando a gerar uma vida. Confirmada a maternidade, tua cabeça vira um turbilhão de informações novas. Tudo muda de forma muito rápida e intensa. Até porque quando tu tens certeza de que vais ser mãe, tu já estás com cerca de um mês de gestação. É uma adrenalina muito gostosa cercada de muita responsabilidade. Um amor "maluco" surge! Tu passas a cuidar do teu filho e a protegê-lo como uma leoa. É algo muito forte que surge, um sentimento puro e verdadeiro. O teu corpo pouco alterou até aqui. Tu te sentes mais inchada e com os seios muito doloridos. Até mesmo a água do chuveiro parece incomodar. Segundo os médicos, devemos nos orientar por semanas. Mas vou comentar por meses, pois acho mais prático. Chegado o segundo mês, vieram os enjoos e por 3 semanas tive um sono durante as tardes bem fora do comum. Uma espécie de fadiga em alguns dias mesmo que eu não tenha feito nada de diferente da rotina. Falando em atividades, não deixei de praticar exercícios e tentei manter o meu dia da mesma forma. Claro que passei a pegar mais leve na musculação e abandonei as aulas de alto impacto. A esteira e a bicicleta são minhas aliadas.Tempos de menos festas e nada de bebidas alcoólicas. Embora, caso algum dia você tenha vontade de tomar uns goles, permita-se a um golinho! De resto, vida completamente normal! E que vida boa! Tua maneira de perceber o mundo e as pessoas altera completamente. Tem atos que te causam intolerância, enquanto gestos bonitos te levam mais as lágrimas. O que de fato mais me incomodou foram os enjoos matinais que me acompanharam até o terceiro mês. Não tive desejos e muito menos a vontade de comer em dose dupla. Sentia a necessidade de me alimentar mais seguido, ou seja, de 3 em 3 horas. Agora, apenas coisas leves como frutas, iogurtes, barrinhas de cereais e por aí vai. Nada de extravagâncias gastronômicas. Quando chegou o terceiro mês, o sono diminui e o cansaço também. A barriguinha começou a ficar mais saliente e a vontade de comprar tudo que eu via para o bebê (hoje já sei que é a Martina) também. Neste mês meu olfato ficou muito aguçado e até mesmo os perfumes não me agradavam muito. Tem dias que tu estás mais irritada, mas tudo é passageiro! São teus hormônios que estão fazendo uma transformação absurda contigo. E nem poderia ser diferente. O teu corpo e a tua cabeça estão se preparando para abrigar uma vida que está crescendo dentro de você. A maternidade é muito mágica e estou curtindo muito ao lado do meu marido que acompanha tudo de pertinho. Lê livros, pesquisa e até faz receitas saudáveis para contribuir para o bom desenvolvimento da nossa filha. Foram três meses bem bacanas de gravidez. Uma fase show de bola! No próximo post vou escrever sobre o quarto mês.


Nenhum comentário: