sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

EMIRADOS ÁRABES UNIDOS



Quem me conhece sabe que amo viajar e desbravar novos lugares e culturas. E estar fazendo isso junto com o time do meu  coração é ainda mais emocionante. Estive ao lado do Internacional de Porto Alegre em 2006 quando fomos campeões do mundo no Japão. Desta vez embarcamos para o Oriente Médio em busca do bi. De São Paulo até Dubai levamos exatamente 13 horas e 15 minutos num vôo direto pela Emirates. Aqui adiantamos o relógio em seis horas com relação ao Brasil. Depois de uma noite de sono no hotel hoje foi o dia de conhecer um pouco a cidade que cresce com uma rapidez incrível. Mas antes vamos saber o que são os Emirados Árabes Unidos. A capital é Abu Dhabi, cidade em que o Inter joga no próximo dia 14 de dezembro contra a equipe africana do Mazembe. Os sete Emirados são formados por Abu Dhabi, Dubai, Sharjah, Ajman, Umm al-Qaiwai, Ra´s ak-khaimah e Fujairah. A independência data de 2 de dezembro de 1971 já que antes pertencia a Inglaterra. A moeda aqui é o Dirham. Para facilitar a compra divida o valor por dois e você terá o preço aproximado em reais.


Mas vou comentar sobre Dubai e o city tour que fizemos hoje. Num primeiro olhar tudo muito moderno e novo. Prédios gigantes e torres assustadoras de tão altas. Avenidas enormes e uma cultura completamente diferente da nossa. Muçulmanos seguem a sua tradição e circulam pelas ruas com suas vestimentas nada comuns para nós ocidentais. Mulheres de burca escondem o corpo e o rosto. As mesquitas são impressionantes.


Hoje, sexta-feira, é considerado o nosso domingo. Por isso muitas lojas fechadas e praias com um público acima da média. Para matar a curiosidade de muitas pessoas acho importante dizer que na areia das praias públicas dá de tudo, ou seja, roupas compridas e até mesmo biquini. Cada um entra no mar do Golfo Pérsico como acha mais adequado.


Eu e um grupo de colorados ficamos deslumbrados com o que vimos hoje no Museu de Dubai e depois do Mercado do Ouro e de Especiarias. Gente, é uma loucura mesmo! Tem até colete de ouro e diamantes para vender.



A cidade é muito louca! Uma mistura do velho e do pós-moderno. Andamos num barquinho que fez a travessia no Creck, assim chamado o canal que separa a cidade em Dubai nova e velha. Em alguns momentos parece que eu estava num filme!




Mas o mais legal de tudo é que os colorados já estão tomando conta dos Emirados. Camisetas vermelhas por todas as partes! Agora é focalizar as energias para o dia 14 em Abu Dhabi. Enquanto isso a gente vai se divertindo por aqui. Hoje foi um jantar com comida tipicamente árabe em um barco bem bacana que balançava ao som de Colorado...colorado! E que venham os africanos!


2 comentários:

ANDRÉA KEUNECKE = PRESS AGENCY COMUNICAÇÃO & MARKETING disse...

Tudo muito lindo!!! Aproveita muito!! Boa sorte ao nosso Timão!!!

Letícia disse...

amiga, ótimo saber tudo isso por ti! adorei ler! aproveita muito! depois quero ver todas as fotos! mil bjos